Caro leitor, este é o blog "Cronistas Suburbanos". A intenção deste blog é falar do lado B da cultura do Rio de Janeiro, mais especificamente da Zona Oeste Carioca. Traremos para o leitor o que é produzido de melhor neste canto da cidade, às vezes esquecido pelo poder público: teatro, cinema, arte, a vida na região, cultura e o simpático comportamento da população de forma geral. Comente e compartilhe à vontade.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Parque do Mendanha, o paraíso da Zona Oeste




Por Allan Duffes

Dos pontos turísticos do Rio de Janeiro pouco se houve falar em algum na Zona Oeste da cidade e muita gente acha que nem existe um lugar para o lazer que reúna aventura e beleza natural. O Parque Municipal do Mendanha, localizado entre Bangu e Campo Grande, prova que é possível um belo passeio nesta região com direito a trilhas e banhos de cachoeiras formadas pelas águas do Rio Guandú que jorram pela Serra. Apesar da beleza natural e grande procura pelos aventureiros, ainda falta estrutura no local para receber a demanda de visitas.

Para ter acesso ao parque se faz necessário percorrer uma trilha de quase duas horas e é cansativa, porém não falta aventura porque se faz necessário improvisar no caminho, mergulhar nas águas e bancar o Tarzan nos cipós. Mas para quem não curte uma boa e cansativa caminhada há um alento: existe um caminho mais fácil, que leva menos de uma hora para chegar até as cachoeiras, mas como nada que é simples é tão vantajoso, a maior parte das belezas do lugar são perdidas quando se opta pelo atalho.

A vantagem do lugar é que o clima é sempre agradável por ser de mata fechada, apesar de ficar na região conhecida por ser a mais quente da cidade. O passeio pela mata fechada pode valer a pena para quem quer aproveitar o ecoturismo e relaxar no lugar que abriga um dos últimos grandes remanescentes de Mata Atlântica do Rio. Outra grande vantagem é que não se cobra entrada.


Serviços:

O que fazer no Parque do Mendanha?

Trilhas - No parque existem duas trilhas: a Trilha Suspensa (Trilha leve em uma ponte de madeira suspensa e presa nas árvores) e Trilha das cachoeiras (Caminhada moderada com aproximadamente 4 horas de duração em terreno de terra batida com pedras e raízes. Alterna trechos íngremes com outros de menor inclinação. Ao fim chega-se a um mirante que possibilita uma visão geral da área).

Playground - Para as crianças existe um playground com balanços e gangorras feitos em madeira.

Churrasco - Várias churrasqueiras estão à disposição dos frequentadores.

Horário de funcionamento:

Terça a domingo, das 8h às 17h. No horário de verão até às 18h

Como chegar?

deve-se seguir pela Avenida Brasil até o bairro de Campo Grande e entrar na Estrada do Mendanha. Em seguida, na Estrada Abílio Bastos, onde os moradores oferecem seus vastos quintais (existem muitos sítios na localidade) para estacionamento, bem próximo à subida da trilha.


Fonte dos serviços:

http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/cachoeiras-e-parque-municipal-do-mendanha/

http://www.wikirio.com.br/Parque_Ecol%C3%B3gico_do_Mendanha

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Seguidores