Caro leitor, este é o blog "Cronistas Suburbanos". A intenção deste blog é falar do lado B da cultura do Rio de Janeiro, mais especificamente da Zona Oeste Carioca. Traremos para o leitor o que é produzido de melhor neste canto da cidade, às vezes esquecido pelo poder público: teatro, cinema, arte, a vida na região, cultura e o simpático comportamento da população de forma geral. Comente e compartilhe à vontade.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Nomes contam histórias



Maciço da Pedra Branca, uma das possíveis razões pelas quais conhecemos Bangu por esse nome. 
Por Giselle Veríssimo

Todos os dias somos bombardeados com nomes de pessoas, coisas e lugares e pouco nos perguntamos de onde surgiu ou quem começou a chamá-los do jeito que chamamos hoje, principalmente quando se trata do nome do lugar onde vivemos e suas redondezas. Sepetiba, Jacarepaguá, Realengo e Bangu. Você já parou para pensar quem decidiu o nome a ser dado a determinados lugares da Zona Oeste?

Alguns são curiosos, nunca utilizados se não for para se referir apenas aos bairros. Muitas das vezes, ou ainda em sua maioria, explicações para esses nomes são apenas especulações, perdidas e confundidas com o passar dos anos conforme a história corre de boca a boca pelas gerações de quem ali viveu. Como por exemplo, será que Ilha de Guaratiba é mesmo uma ilha?

A resposta é não. Ilha de Guaratiba é uma área considerada rural, com um elevado número de chácaras e produtores de plantas ornamentais. Seu nome surgiu a partir da pronúncia errada do nome do antigo proprietário da maior parte das terras da região, William. Moradores locais passaram a chamá-lo de Sr. Wilha, até surgir Sr. Ilha e, posteriormente, chamarem o bairro como a terra do Sr. Ilha de Guaratiba.

Outros bairros foram nomeados com motivos mais específicos. Jacarepaguá, por exemplo, recebeu esse nome a partir dos índios que habitavam a região e significa "lagoa rasa com jacaré". Uma possível referência ao ponto exato ou próximo ao local de suas moradas. Outra influência indígena se encontra no bairro de Sepetiba, que tem origem na língua Tupi e significa “sítio dos Sapés” ou Sapezal, uma área antigamente coberta de florestas.

A linguagem popular já encurtou nome de muitos bairros. Praça Seca originalmente se chamava Largo do Visconde de Asseca, referindo-se ao antigo proprietário de terras que promoveu a urbanização da área. Anos depois o nome foi resumido para Largo do Asseca, Largo D'Asseca até chegar a Praça Seca.

Bangu, também, de origem indígena, nasce com o termo Tupi "Bang ú" e significa "paredão escuro ou escurecido, cheio de sombras ou sombreado", uma possível referência à sombra projetada sobre o bairro pelo Maciço da Pedra Branca. Ou ainda, em uma segunda versão, origina de um erro na pronúncia do termo "Benguê", identificando uma espécie de maca utilizada para o transporte de cana de açúcar e materiais de construção. O transporte improvisado deu origem à expressão "fazer à Bangu" e expressa quando algo é feito sem cuidado.

O bairro de Realengo traz consigo diversas versões que explicam a origem de seu nome. Dentre elas, a referência ao período imperial, quando se referiam à região como terras realengas de Campo Grande, ou seja, tudo que estaria distante do poder real. Como uma segunda explicação, a tradição popular credita o nome à abreviatura de Real Engenho (Real Engº) afixada no topo dos bondes da região.

O Rio de Janeiro é um estado extenso, com uma gama curiosa de nomes para suas localidades. A Zona Oeste não é exceção. Em momentos de curiosidade, é válido questionar o significado por trás deles, pois, a partir dele, podemos dar uma pequena espiada e saber um pouco mais da história de determinados locais e cultura, ou ainda como e se isso ainda influencia nos dias de hoje.

  Um comentário:

  1. The Top 10 Ways to Make a Luxury Earrings - Titanium Art
    The Top 10 Ways to Make a Luxury Earrings · babyliss pro nano titanium straightener The oakley titanium sunglasses Top 10 Ways babylisspro nano titanium hair dryer to Make a Luxury Earrings · titanium guitar chords The Top 10 Ways to Make a Luxury Earrings titanium glasses frames · Top 10 Ways to Make a Luxury Earrings · Top 10 Ways

    ResponderExcluir

Total de visualizações

Seguidores